Especial Ilha do Mel: Farol das Conchas


Farol das Conchas visto no amanhecer a partir da Praia de Fora 21/04/2017
Farol das Conchas visto no amanhecer a partir da Praia de Fora 21/04/2017


O Farol das Conchas é com certeza um dos pontos de parada obrigatória para todos os turistas da Ilha do Mel. A ilha possui três faróis, um em frente ao forte (nem sei se hoje é utilizado), que é conhecido como Farol do Forte, um na praia de encantadas que tem o nome de "Farol das Encantadas" e é utilizado por pequenas embarcações para se orientarem na chegada ao trapiche de encantadas e na passagem do canal entre a Ilha do Mel e a Ilha da Galheta. Porem quando alguém fala "Farol da Ilha", estando na Ilha do Mel, eles se referem ao Farol das Conchas. Ele está localizado em Nova Brasilia, mas muitos irão se referir a ele como se fosse um sub-bairro no lado de Nova Brasilia, pois existe a praia do farol e os moradores que estão lá se referem a localização de suas residencias como sendo "na praia do farol".
Visão do Farol a partir da praia do farol em um dia semi-ensolarado
Visão a partir da praia do farol

O Farol das Conchas é um dos mais importantes do Sul do país, sendo visto em quase toda a ilha e por todas as embarcações que estejam entrando na Baia de Paranaguá. É muito utilizado, tanto por marujos de pequenas quanto de grandes embarcações, nos dias de hoje os grandes barcos utilizam tecnologia avançada para identificar onde a embarcação está, mas é sempre bom ver um farol e saber que os mecanismos estão corretos. Os pequenos barcos o usam para saber sua localização no mar em relação as ilhas da região.

Porta de Entrada das Instalações do Farol
Porta de Entrada das Instalações do Farol
Além das funções de guia o Farol das Conchas é uma atração histórica, sua fundação data de 1870 tendo sua inauguração ocorrido em 1872. A construção foi ordenada por D. Pedro II que contratou a empresa inglesa "P & W MacLellan" para a construção do farol que utilizou materiais escoceses para sua construção, sob supervisão do engenheiro brasileiro Zózimo Barroso.

O farol possui uma escadaria para facilitar a chegada até ele, possui uma pequena estrutura, nada de casa ou comercio, apenas o farol, é um local especialmente calmo com vários passaros e ótimo para avistar as redondezas, a partir dele é possível visualizar a fortaleza, Pontal do Sul, a Ilha das Peças e o Partque Nacinoal do Superagui.


O farol também tem um momento mágico, é o nascer do sol, é um momento único que recomendo para todos. Após adentrar na área do farol vindo à partir da escadaria você irá ver do outro lado da área uma brecha na mureta, não existem degraus mas você terá acesso a uma trilha que leva a uma formação rochosa que possibilita uma visão única do Oceano Atlântico Sul e em todas as manhãs um assento privilegiado do astro rei.

Nascer do Sol nas pedras do Farol da Ilha do Mel
Nascer do Sol nas pedras do Farol da Ilha do Mel
O morro do farol é um local que para bem conhecer precisa no mínimo um dia inteiro, ele possibilita não apenas um agradável amanhecer como uma visão ampla de boa parte do sul da ilha e souber olhar consegue inclusive boa parte da Baia de Paranaguá, da fortaleza e de uma grande variedade de fauna e flora de encher os olhos.

Fortaleza Fauna
Baia de Paranaguá Flora