O retorno da fotografia analógica! Será?



Queria compartilhar um "princípio de pensamento", digo princípio pois ainda está se formando na minha mente e acho que só vou ter uma resposta dentro de alguns meses ... enfim, outro dia vi um youtube (o vídeo está ao final do artigo) onde o apresentador fez um comentário, as fotos analógicas já estão por ai literalmente a centenas de anos, elas já se demonstraram boas o suficiente para "vencer o tempo", já as digitais ainda é muito novidade, não temos essa prova de conceito! Ele continua apontando para vários HDs que ele comprou e que simplesmente deixaram de funcionar com várias fotos e backups que ele fez e que perdeu pois não pode mais acessar as máquinas antigas. Acima temos um exemplo dessa prova de conceito que está me fazendo reconsiderar a imagem analógica como algo além de uma simples brincadeira, é a entrada do restaurante aqui na cidade, foi um final de semana que eu nem lembrava que havia acontecido e em uma conversa com meu irmão a lembrança me veio a mente, foi um jantar com toda a família, todos os irmãos (minha família é grande!). Algo perdido até em minhas lembranças! Era um rolo de filme velho, literalmente jogado as traças por quase 20 anos e que, com um pouco de trabalho, pode retornar a vida!

Naquela época comprar um rolo de 36 poses coloridas me custava metade de um mês de salário e para revelar, se bem me lembro, valia um ou dois meses de trabalho! Era muito caro, por isto eu comprei o rolo de filmes em um mês, levei uns seis meses para ter coragem de usar e outros seis para revelar, quando ele saiu eu fiquei bem desanimado, depois de tanto gasto, não apenas do tempo em tirar as fotos como também com os custos de aquisição e revelação, o filme saiu com vários riscos e com uma cor estranha, meio apagado em algumas fotos, meio escuro em outras, como se algo tivesse acontecido no momento da revelação, em conversa com a pessoa da laboratório fotográfico fui informado que provavelmente por eu ter demorado tanto para usar e outro tanto para revelar o filme perdeu a qualidade, resultando naquelas "aberrações" visuais que ocorriam, guardei os negativos mais pelo fato de que naquela época simplesmente não se jogava os negativos fora, mas os impressos se perderam, e assim foi, aquele rolo de filmes foi "apagado" de minha memória. Outro dia, eu com essa brincadeira de usar filme novamente, me vi tentando escanear aquela fita de filmes, a primeira imagem que escaniei me veio uma estátua famosa aqui da cidade, na hora me lembrei do filme, então pensei, "Será que consigo restaurar aquelas imagens? Quais imagens estarão perdidas naquele pequeno rolo de 110? Imaginem minha alegria ao ver uma foto de uma tia muito querida e que já não está mais entre nós no meio daquele rolo esquecido, imaginem minha cara ao lembrar daquele final de semana em família!



O rolo de filmes é de um formato que já não se usa mais (110mm), levei em várias casas da cidade perguntando se algum profissional conseguiria restaurar aquele filme e ninguém pegou o serviço pois ninguém tinha mascara para o formato, em conversa com um irmão que tem um escaner de filme ele acabou levando as tiras de filmes e me repassou as fotos com uma qualidade melhor das que eu consegui chegar, ainda não tão boas, mas já com uma melhor qualidade nas cores.

Quando as imagens digitais começaram a sair eu acabei adquirindo no decorrer dos anos vários aparelhos que tiravam fotos, vou dizer que algumas fotos que tive na época dos computadores de alta resolução com 600px de largura hoje são quase uma piada de mal gosto, já essas fotos que tirei onde alta resolução era 800x600 hoje posso ampliar em um monitor Full HD sem perder qualidade. Então a pergunta que ainda estou a considerar, a pergunta que ainda está até se formando em minha mente é, será que a fotografia analógica realmente perdeu todo o seu valor profissional? Agora o que posso lhe afirmar com certeza é "Imprima suas fotos!"

Comentários