Especificações: Dafra Kansas 150cc

Muitos falam mal, mas esta é uma moto que comprei e já estou com ela faz algum tempinho, por isto quando alguém vem falando que ela não presta eu sei quando estão falando besteira. A moto, como qualquer outra, é uma máquina que tem suas especificações, seus limites e seus problemas, não adianta querer que ela corra 250km/h nem pensar que ela é eterna pois é apenas uma máquina e como toda máquina precisa de manutenção e cuidado para não quebrar a toda hora.

A moto é pequena, não é a mais potente das 150cc, nem de sua categoria, mas já fiz algumas viagens e sei que aguenta o tranco (não sou pequeno e apesar de estar diminuindo na época em que fazia a maior parte das viagens com ela eu tinha por volta de 125kg e sempre levei muita bagagem), até o momento fiz 3 viagens memoráveis com ela, uma com 340km, outra com 500km e outra com pouco mais de 230km (todas as km ida e volta), em nenhuma das viagens fiquei na estrada, porem observei que ela era vagarosa, por isto acabei trocando o jogo de correia deixando ela com um final maior, chegando a 120km/h. Outro dia fui para outra viagem de 200km com uma turma que possuíam motos de baixa cilindrada, na volta vim com outras 3 motos, uma Harley Fat Boy, uma Mirage 250cc e uma Shadow 600cc, a turma se repartiu em 2, eu fui na rabeira junto com o cara da Harley e no final da estrada ouvi os comentários "Até que ela corre bem, pensávamos que você iria demorar muito".
Esta foto a moto está com um guidão maior que o original
e um retro-visor também personalizado.

Muitos trocam o banco dela, mas depois que aprendi a fazer alongamentos (procure por uma matéria sobre o assunto no blog) eu descobri que ela é muuuuito confortável para a estrada também. Outra coisa muito legal nela é a partida a pedal, as vezes em minha cidade faz muito frio e a elétrica não funciona de cara (normal quando precisa trocar a bateria ou resolver algum problema de contato na fiação) e se precisar é só pisar e ir embora.

Ela teve uma irmã maiorzinha, a Kansas 250cc, porem saiu no mercado como uma edição especial, ela não conseguia atender as novas especificações de emissão de poluentes, por isto venderam o que foi fabricado e não existem planos reais para um novo lançamento, ao menos eu não acredito que venham a lançar um modelo maior tão cedo.

Vamos as especificações:

Dimensões
Altura: 1.110 mm
Largura: 1.140 mm
Comprimento: 2.070 mm
Distância entre eixos: 1.400 mm
Altura mínima do solo: 170 mm
Altura do banco: 860 mm
Peso seco: 114 Kg
Peso em ordem de marcha: 123 kg
Peso máximo admissível (total): 150 kg


Motor
Tipo: 4 tempos, monocilíndrica, OHV, refrigeração a ar
Disposição do cilindro: inclinado 15° em relação à vertical
Diâmetro x Curso: 62 x 49,5 mm
Cilindrada: 149,4 cc
Folga de válvulas
Admissão: 0,08 mm
Escape: 0,08 mm
Taxa de compressão: 9,0:1
Potência máxima: 13,1 CV a 8.400 rpm
Torque máximo: 1,13 mkgf/m a 7.100 rpm
Carburador (tipo): PZ26
Combustível: gasolina de boa qualidade
Rotação de marcha lenta: 1.500 +- 100 rpm
Sistema de partida: elétrica e a pedal
Filtro de ar: elemento de espuma umidecido em óleo ATF
Sistema de lubrificação: forçada por bomba trocoidal e bomba de óleo


Chassi
Tipo: Diamond
Suspensão dianteira
Tipo: telescópica
Curso: 130 mm
Suspensão traseira
Tipo: braço oscilante, bi-amortecida
Curso: 110mm
Rodas: liga leve
Ângulo de Caster: Não especificado pelo fabricante
Freio dianteiro
Tipo: disco
Acionamento: hidráulico
Freio traseiro
Tipo: expansão interna
Acionamento: mecânico, por haste
Pneu dianteiro
Medida: 2,75 – 18 42P
Calibragem
Apenas c/ condutor: 25 PSI
Carga máxima: 29 PSI
Pneu traseiro
Medida: 3,50 - 16
Calibragem
Apenas c/ condutor: 29 PSI
Carga máxima: 33 PSI


Transmissão
Embreagem: multi-disco banhada a óleo
Redução primária: (73/18) 4,055
Redução final: (38/15) 2,533
Relação de transmissão
1° (36/13) 2,769
2° (32/17) 1,882
3° (28/20) 1,400
4° (26/23) 1,130
5° (24/25) 0,960 Capacidade
Óleo de motor
Especificação: API SF ou SG, JASO MA, SAE 20W50
Qtd. Após drenagem: 0,9 l
Qtd, após desmontagem: 1100 ml
Tanque de combustível
Total (c/ reserva): 11,6 litros
Reserva: 1,9 litros
Suspensão dianteira
Especificação: ATF
Quantidade (cada lado): 160 ml
Fluído de freio
Especificação: DOT 4 ou superior


Sistema elétrico
Sistema de ignição: CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
Vela de ignição
Fabricante/modelo: NGK DB8EA
Folga dos eletrodos: 0,8 mm
Capacidade do fusível: 10 A
Bateria: 12 V – 7 Ah
Lâmpada do farol: 12 V – 35/35W
Lâmpadas de seta: 12 V – 16 W x 4
Lanterna traseira/luz de freio: 12 V – 5W/21W
Lâmpada dos instrumentos: 12V – 2 W x2
Indicador de ponto morto: 12 V – 2 W
Indicador de farol alto: 12 V – 2 W
Indicador de luz de seta: 12 V – 2 W





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