Muitos falam mal, mas esta é uma moto que comprei e já estou com ela faz algum tempinho, por isto quando alguém vem falando que ela não presta eu sei quando estão falando besteira. A moto, como qualquer outra, é uma máquina que tem suas especificações, seus limites e seus problemas, não adianta querer que ela corra 250km/h nem pensar que ela é eterna pois é apenas uma máquina e como toda máquina precisa de manutenção e cuidado para não quebrar a toda hora.
A moto é pequena, não é a mais potente das 150cc, nem de sua categoria, mas já fiz algumas viagens e sei que aguenta o tranco (não sou pequeno e apesar de estar diminuindo na época em que fazia a maior parte das viagens com ela eu tinha por volta de 125kg e sempre levei muita bagagem), até o momento fiz 3 viagens memoráveis com ela, uma com 340km, outra com 500km e outra com pouco mais de 230km (todas as km ida e volta), em nenhuma das viagens fiquei na estrada, porem observei que ela era vagarosa, por isto acabei trocando o jogo de correia deixando ela com um final maior, chegando a 120km/h. Outro dia fui para outra viagem de 200km com uma turma que possuíam motos de baixa cilindrada, na volta vim com outras 3 motos, uma Harley Fat Boy, uma Mirage 250cc e uma Shadow 600cc, a turma se repartiu em 2, eu fui na rabeira junto com o cara da Harley e no final da estrada ouvi os comentários "Até que ela corre bem, pensávamos que você iria demorar muito".
Muitos trocam o banco dela, mas depois que aprendi a fazer alongamentos (procure por uma matéria sobre o assunto no blog) eu descobri que ela é muuuuito confortável para a estrada também. Outra coisa muito legal nela é a partida a pedal, as vezes em minha cidade faz muito frio e a elétrica não funciona de cara (normal quando precisa trocar a bateria ou resolver algum problema de contato na fiação) e se precisar é só pisar e ir embora.
Ela teve uma irmã maiorzinha, a Kansas 250cc, porem saiu no mercado como uma edição especial, ela não conseguia atender as novas especificações de emissão de poluentes, por isto venderam o que foi fabricado e não existem planos reais para um novo lançamento, ao menos eu não acredito que venham a lançar um modelo maior tão cedo.
Vamos as especificações:
Galeria
A moto é pequena, não é a mais potente das 150cc, nem de sua categoria, mas já fiz algumas viagens e sei que aguenta o tranco (não sou pequeno e apesar de estar diminuindo na época em que fazia a maior parte das viagens com ela eu tinha por volta de 125kg e sempre levei muita bagagem), até o momento fiz 3 viagens memoráveis com ela, uma com 340km, outra com 500km e outra com pouco mais de 230km (todas as km ida e volta), em nenhuma das viagens fiquei na estrada, porem observei que ela era vagarosa, por isto acabei trocando o jogo de correia deixando ela com um final maior, chegando a 120km/h. Outro dia fui para outra viagem de 200km com uma turma que possuíam motos de baixa cilindrada, na volta vim com outras 3 motos, uma Harley Fat Boy, uma Mirage 250cc e uma Shadow 600cc, a turma se repartiu em 2, eu fui na rabeira junto com o cara da Harley e no final da estrada ouvi os comentários "Até que ela corre bem, pensávamos que você iria demorar muito".
Esta foto a moto está com um guidão maior que o original e um retro-visor também personalizado. |
Muitos trocam o banco dela, mas depois que aprendi a fazer alongamentos (procure por uma matéria sobre o assunto no blog) eu descobri que ela é muuuuito confortável para a estrada também. Outra coisa muito legal nela é a partida a pedal, as vezes em minha cidade faz muito frio e a elétrica não funciona de cara (normal quando precisa trocar a bateria ou resolver algum problema de contato na fiação) e se precisar é só pisar e ir embora.
Ela teve uma irmã maiorzinha, a Kansas 250cc, porem saiu no mercado como uma edição especial, ela não conseguia atender as novas especificações de emissão de poluentes, por isto venderam o que foi fabricado e não existem planos reais para um novo lançamento, ao menos eu não acredito que venham a lançar um modelo maior tão cedo.
Vamos as especificações:
Dimensões Altura: 1.110 mm Largura: 1.140 mm Comprimento: 2.070 mm Distância entre eixos: 1.400 mm Altura mínima do solo: 170 mm Altura do banco: 860 mm Peso seco: 114 Kg Peso em ordem de marcha: 123 kg Peso máximo admissível (total): 150 kg | Motor Tipo: 4 tempos, monocilíndrica, OHV, refrigeração a ar Disposição do cilindro: inclinado 15° em relação à vertical Diâmetro x Curso: 62 x 49,5 mm Cilindrada: 149,4 cc Folga de válvulas Admissão: 0,08 mm Escape: 0,08 mm Taxa de compressão: 9,0:1 Potência máxima: 13,1 CV a 8.400 rpm Torque máximo: 1,13 mkgf/m a 7.100 rpm Carburador (tipo): PZ26 Combustível: gasolina de boa qualidade Rotação de marcha lenta: 1.500 +- 100 rpm Sistema de partida: elétrica e a pedal Filtro de ar: elemento de espuma umidecido em óleo ATF Sistema de lubrificação: forçada por bomba trocoidal e bomba de óleo |
Chassi Tipo: Diamond Suspensão dianteira Tipo: telescópica Curso: 130 mm Suspensão traseira Tipo: braço oscilante, bi-amortecida Curso: 110mm Rodas: liga leve Ângulo de Caster: Não especificado pelo fabricante Freio dianteiro Tipo: disco Acionamento: hidráulico Freio traseiro Tipo: expansão interna Acionamento: mecânico, por haste Pneu dianteiro Medida: 2,75 – 18 42P Calibragem Apenas c/ condutor: 25 PSI Carga máxima: 29 PSI Pneu traseiro Medida: 3,50 - 16 Calibragem Apenas c/ condutor: 29 PSI Carga máxima: 33 PSI | Transmissão Embreagem: multi-disco banhada a óleo Redução primária: (73/18) 4,055 Redução final: (38/15) 2,533 Relação de transmissão 1° (36/13) 2,769 2° (32/17) 1,882 3° (28/20) 1,400 4° (26/23) 1,130 5° (24/25) 0,960 Capacidade Óleo de motor Especificação: API SF ou SG, JASO MA, SAE 20W50 Qtd. Após drenagem: 0,9 l Qtd, após desmontagem: 1100 ml Tanque de combustível Total (c/ reserva): 11,6 litros Reserva: 1,9 litros Suspensão dianteira Especificação: ATF Quantidade (cada lado): 160 ml Fluído de freio Especificação: DOT 4 ou superior |
Sistema elétrico Sistema de ignição: CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) Vela de ignição Fabricante/modelo: NGK DB8EA Folga dos eletrodos: 0,8 mm Capacidade do fusível: 10 A Bateria: 12 V – 7 Ah Lâmpada do farol: 12 V – 35/35W Lâmpadas de seta: 12 V – 16 W x 4 Lanterna traseira/luz de freio: 12 V – 5W/21W Lâmpada dos instrumentos: 12V – 2 W x2 Indicador de ponto morto: 12 V – 2 W Indicador de farol alto: 12 V – 2 W Indicador de luz de seta: 12 V – 2 W |
Galeria
Senhores, venho alertar-lhes: verifiquem com atenção o quadro de sua Kansas 150. Há muitos casos semelhantes acontecendo; o quadro quebra abaixo do motor próximo ao guidão, tem causado muitos acidentes. Sofri um recentemente por conta disso. Só em um site de reclamações vi uma série de situações repetidas,confiram:
ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/499910/dafra-motos/chassi-da-minha-dafra-kansas-150-cc-partiu-ao-meio/
http://www.reclameaqui.com.br/874607/dafra-motos/quadro-rompido/
http://www.reclameaqui.com.br/1537872/dafra-motos/onde-e-que-estao-as-pecas-de-reposicao-da-dafra-kansas-150-c/
http://www.reclameaqui.com.br/1727034/dafra-motos/quadro-quebrado-kansas-150/
http://www.reclameaqui.com.br/961666/dafra-motos/quebra-do-quadro/
http://www.reclameaqui.com.br/425169/dafra-motos/quadro-dafra-parte-no-meio-com-moto-em-movimento-uma-histori/
http://www.reclameaqui.com.br/404099/dafra-motos/o-chassi-da-minha-kansas-quebrou-em-andamento/
http://www.reclameaqui.com.br/484033/dafra-motos/acidente-absurdo/
Esse tipo de problema ocorre com qualquer moto ... um exemplo sobre a outra moto que possuo ... uma Honda Shadow 600cc 2000, que tem problema cronico sobre a bomba de gasolina e um grande risco de pegar fogo se for mal cuidada http://tribunadonorte.com.br/noticia/moto-explode-em-plena-avenida-hermes-da-fonseca/136722
ResponderExcluirPrezado Ricardo
ResponderExcluirAdquiri uma Kansas faz um tempinho, na situação de "não perder negócio". Mas confesso que tinha um grande preconceito com essa moto, claro que achava ela linda. Mas imaginava que deveria ser uma porcaria. Pra minha grata surpresa, ela é excelente. Utilizo minha moto no dia-a-dia, cerca de 22 Km ida e volta ao trabalho. Rodo cerca de 100 km nos finais de semana (ao menos 2x ao mês) para visitar parentes. E olha, a danada só requer a atenção que deveríamos dar à qualquer outra moto.
Perdi a primeira, e fiquei tão chateado que em 1 semana comprei outra exatamente igual. Enfim... Até que eu tenha condição de adquirir uma moto de maior cilindrada, pretendo não me desfazer da minha pretinha.
Abraços e parabéns pela matéria!
Cordialmente...
Marcos Gregório
Eu tenho umaDafra Kansas 150 e tenho muitos problemas com o óleo.
ResponderExcluirOi Claudio, óleo é um problema a parte em qualquer moto. Andei estudando bastante sobre isso e descobri que a maioria dos profissionais de mecânica não seguem o manual, p. ex., hoje possuo uma moto de 2003 e o manual apresenta uma especificação desta, porem os mecânicos insistem em colocar o óleo indicado para os modelos mais novos da marca (que é mais caro). Qual está sendo o seu problema com o óleo, é vazamento ou aquecimento? Já procurou na Dafra qual o modelo de óleo mais indicado para o seu modelo/ano?
Excluirmeu marido comprou uma 2010 ele roda todos os dias de segunda a segunda e de tales para Delivery roda de 55 km a 120 km por dia e ate agora ele fez as trocas da relação e óleo esta moto kansar 150 faz 12 meses que ele tem
ResponderExcluirTeve uma cambada que chegaram a discutir comigo sobre o fato de eu ter comprado ela - comprei uma 2008. Falavam de peça, Dafra é marca ruim, moto fraca, que eu tinha que "rever minha escolha" e pipipipopopó (se estão tão interessados que eu troque de moto por que não me presenteia com uma senhora Harley?) Li sobre fóruns que diziam sobre problemas no quadro, o que me deu maior medo e fiquei de verificar se isso era real. Até que chegou aquela greve dos caminhoneiros, enchi o tanque na véspera da greve e rodei com ela uns 320 km durante os dias da paralisação, e só foi entrar na reserva no dia posterior ao fim da greve. Lavei a alma e ostentei aos críticos bisbilhoteiros de plantão a vasta economia de 35 a 40km/litro que ela faz enquanto reclamavam da dor de cabeça por terem que enfrentar filas pra abastecer suas grandes máquinas inabaláveis e fodonas. Sobre as peças troquei setas e retificador originais dela (e que foi fácil de encontrar). Apenas a caixinha de fluido de freio (que teve que trocar por conta da borrachinha de vedação que ressecou) é da Titan 150 e que encaixou perfeitamente!
ResponderExcluirUma excelente moto,só tem que tomar os devidos cuidados o óleo do motor a quantidade que o manual especifica esta errada.O certo e colocar 1.300ml essa moto e muito valente motor OHV varetado.vai virar uma relíquia.
ResponderExcluirAlexeBrazil, você foi perfeito no quis diz respeito à quantidade de óleo, pois, falam erroneamente que é um de 01 litro à 1100, pena que vim descobri isso depois de mais de 07 anos com a Kansas e fundido o motor, imagino por ter colocado ao longo de todos esses anos, apenas 01 litro de óleo!
Excluirqual o diametro da bengala?
ResponderExcluirNão tenho essa informação e infelizmente vendi a minha faz algum tempo. Mas vou pedir para que caso venha a descobrir que colabore conosco e faça um novo comentário agregando essa informação aqui. Abs e obrigado!
Excluirtenho uma kansas 150 de 2008 muito boa so que nao to conseguindo encotrar pecas, cilindro de bengala so encontro o jogo completa com um valor muito solgado alguem pode me ajudar?
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