Outro dia tive que pilotar pela primeira vez na chuva em uma viagem relativamente longa, por isto resolvi estudar e ai vai o que encontrei de dicas sobre o assunto:
1) Não deixe de sair com equipamento necessário. Não precisa ser a última tecnologia ou o produto mais caro, eu geralmente acabo comprando um dos modelos mais baratos (porem dificilmente acabo comprando o mais básico);
2) Evite passar sobre poças d'água. Não é pelo simples fato da aquaplanagem, tem também o risco que as poças podem esconder buracos e/ou pedras;
3) Diminua a pressão dos pneus. Em dias de chuva uma pressão menor no pneu ajudará a ter mais aderência pois você terá mais superfície de contato. Recomenda-se até 8 libras a menos. Só não esqueça de retornar a calibragem após o final da chuva.
4) Não passe sobre faixas. Elas são feitas com tinta e esferas (ou pó) de vidro, ambas as substancias são escorregadias porem em chuva o bicho pega (não deixe de ver o comentário no vídeo)
5) Alinhe os pneus. Pneus desalinhados são mais difíceis de controlar em uma situação de aquaplanagem;
6) Utilize luvas e joelheiras. Posto em vista que geralmente quando caímos são as mãos e os joelhos que utilizamos para evitar a queda recomendo aquirir uma boa luva e se não utilizar causa adequada utilize joelheiras.
7) Evite parar no acostamento (veja dica no segundo vídeo);
8) Não aplique mais força ao freio. Ao frear o mecanismo estará molhado, e de acordo com que a frenagem acontece o mecanismo vai secando, se você frear mais bruscamente a secagem ocorre mais rapidamente e muito provavelmente irá travar a roda correndo grande risco de ir ao chão, por isto ande mais vagarosamente e evite frear com força.
O primeiro vídeo é especial sobre motos, o segundo é sobre caros, porem vale ver pois tem dicas que são para ambos.
Pilotando Moto na Chuva Carpe Dien Mototurismo
Auto Esporte - Cuidados ao dirigir sob chuva
1) Não deixe de sair com equipamento necessário. Não precisa ser a última tecnologia ou o produto mais caro, eu geralmente acabo comprando um dos modelos mais baratos (porem dificilmente acabo comprando o mais básico);
2) Evite passar sobre poças d'água. Não é pelo simples fato da aquaplanagem, tem também o risco que as poças podem esconder buracos e/ou pedras;
3) Diminua a pressão dos pneus. Em dias de chuva uma pressão menor no pneu ajudará a ter mais aderência pois você terá mais superfície de contato. Recomenda-se até 8 libras a menos. Só não esqueça de retornar a calibragem após o final da chuva.
4) Não passe sobre faixas. Elas são feitas com tinta e esferas (ou pó) de vidro, ambas as substancias são escorregadias porem em chuva o bicho pega (não deixe de ver o comentário no vídeo)
5) Alinhe os pneus. Pneus desalinhados são mais difíceis de controlar em uma situação de aquaplanagem;
6) Utilize luvas e joelheiras. Posto em vista que geralmente quando caímos são as mãos e os joelhos que utilizamos para evitar a queda recomendo aquirir uma boa luva e se não utilizar causa adequada utilize joelheiras.
7) Evite parar no acostamento (veja dica no segundo vídeo);
8) Não aplique mais força ao freio. Ao frear o mecanismo estará molhado, e de acordo com que a frenagem acontece o mecanismo vai secando, se você frear mais bruscamente a secagem ocorre mais rapidamente e muito provavelmente irá travar a roda correndo grande risco de ir ao chão, por isto ande mais vagarosamente e evite frear com força.
O primeiro vídeo é especial sobre motos, o segundo é sobre caros, porem vale ver pois tem dicas que são para ambos.
Pilotando Moto na Chuva Carpe Dien Mototurismo
Auto Esporte - Cuidados ao dirigir sob chuva