Um pneu vazio faz com que a temperatura interna do pneu seja alta causando estragos na estrutura, gerando desgaste prematuro, direção pesada, perda da estabilidade em curvas e maior gasto de combustível para rodagem, já um pneu muito cheio provoca desgaste no centro da rodagem, propensão ao estouro e penetração de objetos como pregos e outros, além de causar rachaduras nas bases dos sulcos influenciando assim na direção quando estiver na chuva. Isto tudo acontece com o tempo e é por isto que é importante que você identifique no manual qual a melhor calibragem para seu veículo.
Um pneu que esteja em uma superbike não necessariamente terá as mesmas especificações de calibragem do mesmo modelo de pneu que esteja em uma custom, cada moto possui suas especificações de calibragem que devem ser fornecidas pelo fabricante da moto, não do fabricante do pneu. Existem formulas para calcular qual a pressão recomendável caso o pneu de sua moto tenha sido alterado, porem eu não encontrei estas formulas, se você souber como fazer não deixe de incluir suas dicas nos comentários do texto.
O processo de calibrar os pneus, apesar de ser importante, não é um processo complexo, basta ter em mente as seguintes regras:
Calibre com pneus frios: Se você andar mais de 3km a mais de 60km/h os pneus aquecem, para que eles esfriem o correto é esperar 2h com a moto parada. Caso você não tenha como calibra-lo frio você deve adicionar 5 PSI a quantidade comum.
Quanto mais carga mais duro o pneu deve ficar. Desta forma você evita que o pneu deforme pela quantidade de peso que estiver levando.
Tire um pouco da pressão se for andar na chuva. O pneu com pouca pressão, não mucho, tende a ter uma área maior de contato que lhe dará mais vantagens quando você não estiver correndo.
Na estrada adicione 5 PSI extras ao que você estiver acostumado a utilizar na cidade (a não ser claro que você seja acostumado a andar com o pneu duro)
Calibre os pneus uma vez por semana, geralmente a pressão leva 15 dias para ser alterada, calibrando de 7 em 7 dias você evita ser pego de surpresa quando o pneu murchar rápido demais.
Não jogue a tampinha fora. Quando eu era criança era comum jogar minhas tampinhas das válvulas fora. Se perdeu a tampinha compre outra, ela evita que uma sujeira esvazie seu pneu.
Um pneu que esteja em uma superbike não necessariamente terá as mesmas especificações de calibragem do mesmo modelo de pneu que esteja em uma custom, cada moto possui suas especificações de calibragem que devem ser fornecidas pelo fabricante da moto, não do fabricante do pneu. Existem formulas para calcular qual a pressão recomendável caso o pneu de sua moto tenha sido alterado, porem eu não encontrei estas formulas, se você souber como fazer não deixe de incluir suas dicas nos comentários do texto.
O processo de calibrar os pneus, apesar de ser importante, não é um processo complexo, basta ter em mente as seguintes regras:
Calibre com pneus frios: Se você andar mais de 3km a mais de 60km/h os pneus aquecem, para que eles esfriem o correto é esperar 2h com a moto parada. Caso você não tenha como calibra-lo frio você deve adicionar 5 PSI a quantidade comum.
Quanto mais carga mais duro o pneu deve ficar. Desta forma você evita que o pneu deforme pela quantidade de peso que estiver levando.
Tire um pouco da pressão se for andar na chuva. O pneu com pouca pressão, não mucho, tende a ter uma área maior de contato que lhe dará mais vantagens quando você não estiver correndo.
Na estrada adicione 5 PSI extras ao que você estiver acostumado a utilizar na cidade (a não ser claro que você seja acostumado a andar com o pneu duro)
Calibre os pneus uma vez por semana, geralmente a pressão leva 15 dias para ser alterada, calibrando de 7 em 7 dias você evita ser pego de surpresa quando o pneu murchar rápido demais.
Não jogue a tampinha fora. Quando eu era criança era comum jogar minhas tampinhas das válvulas fora. Se perdeu a tampinha compre outra, ela evita que uma sujeira esvazie seu pneu.