Especial Ilhao do Mel: Canhões de Guerra e Mirante do Morro da Baleia


Na parte de trás, por dentro da fortaleza dos prazeres, existe uma pequenta trilha que é um pouco cansativa, mas vale muito a pena. É uma trilha que leva até o que alguns chamam de Canhões da Segunda Guerra mas na realidade são canhões que estão lá desde antes mesmo da Primeira Guerra. É a Baterria de Canhões do Morro da Baleia.

Os canhões são modelo Armstrong c-40 que, segundo sei, foram realocados após o decomissionamento do Cruzador Almirante Tamandaré, por volta de 2015, porem em pesquisa na internet é apontado que esta embarcação teria apenas 2 unidades de canhões de 120mm e na fortaleza existem 4! Tais canhões teriam sido fabricados na Inglaterra a partir de 1855 pela Elswick Ordnance Company e pela Royal Arsenal de Woolwich e seriam bem populares.

Construção após a trilha

Após a trilha, para ter acesso aos canhões, passamos por uma contrução que provavelmente originariamente eram salas para armazenamento de materiais para a manutenção dos canhões, por dentro destas pequenas contruções temos então acesso ao que mais parece um pequeno labirinto que por sim chegam aos canhões.

Os canhões são muito antigos e foram adequadamente preparados para recepção de turistas, ou seja, você não vai conseguir operar nenhum deles, sim, acho que a maioria das pessoas tenta, mas além de terem sido adequados são muito velhoes e estão bem enferrujados. Mas é possível visualizar como era esse tipo de quipamento e ter uma boa noção de como seria a operação dos mesmos.

Após passar pelos canhões, que por sí já é um bom motivo para conhecer o local notamos o local cercado por arvores e flores, uma natureza linda e viva, e com alguns passos a mais chegamos no Mirante do Morro da Baleia, de onde podemos visualizar a fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres logo abaixo, assim como parte da Ilha das Peças e o Superagui. É pissúvel perceber a entrada norte para a Baia de Paranagua (entre a Ilha do Mel e a Ilha das Peças), assim como algumas construções de pousadas ao lado da fortaleza.

Separe uma tarde para visitar a fortaleza e umas 2 horas para esta parte da fortaleza.