Planejando a Viagem de Moto dos Seus Sonhos: Dicas Imperdíveis para Longas Distâncias



Viajar de moto é uma das experiências mais libertadoras que se pode ter. O vento no rosto, o som do motor, a sensação de aventura... tudo isso cria memórias inesquecíveis. Mas, para que sua viagem de longa distância seja realmente épica, é preciso um bom planejamento.

Das primeiras vezes que planejei ouvi um amigo comentar "nossa você está planejando muito, deixa os detalhes para o momento e adapta quando estiver por lá".  Eu sei que parte da diversão é justamente a aventura da novidade, fazer algo diferente e inesperado, mas acho que este é o meu estilo, gosto de entender do local para realmente saber se vale a pena ir, antes mesmo de gastar meu tempo até o local e aprendi que por mais preparado que eu esteja sempre haverá algo diferente e inesperado.

Irei fazer um artigo mais amplo para cada ponto, mas vamos visualizar o caminho até a viagem, o que é necessário se pensar quando visualizando uma viagem de longas distâncias?

Preparando a Moto

Antes de mais nada, sua moto precisa estar em perfeitas condições! Ok, considerando aquela ideia de que você nunca estará preparado para tudo, então a questão é preparar sua moto o melhor possível. Mas existem alguns pontos básicos ...

  • Revisão Completa: Existem níveis de revisão, geralmente no manual haverá indicação de quais revisões devem ter sido feitas a partir da quantidade de quilômetros rodados do veículo, vale dar uma olhada nesta parte. Mas além disso, mesmo que seu mecânico diga que está tudo bem é sempre bom verificar freios, pneus, óleo e luzes;
  • Pneus em Dia: Não seria necessário dizer, mas como a ideia é um caminho básico então vale falar "Pneus desgastados? Nem pensar!" Eles são a base da sua segurança na estrada.
  • Kit de Ferramentas: Leve um kit básico para reparos emergenciais. Considere o que você poderia fazer e leve apenas o necessário. Não adianta levar um pneu extra se você não sabe trocar o pneu. Mas um alicate, uma chave de fenda e um silver tape sempre ajudam naquele momento em que um pequeno parafuso resolve se soltar. Vou falar um pouco mais sobre peças extras mais adiante
  • Cadeado e Alarme: Aqui vai da forma com que você costuma guardar sua moto no dia-a-dia. Dependendo da viagem e do valor do veículo talvez seja legal investir em um alarme sonoro ou algo do tipo.

O Que Levar

A bagagem é um ponto crucial. Levar muito pode ser um problema, levar pouco também. Mas em minhas viagens aprendi que o pouco é muito. 3 camisas geralmente é mais que suficiente. A única questão é que você terá que se ajeitar para lavar a roupa no meio do caminho. Mas considere o clima dos lugares por onde vai passar. Roupas leves para o calor, jaquetas para o frio e capa de chuva, porque ninguém gosta de ser pego de surpresa.

Equipamentos de Proteção

Outro ponto que não precisaria nem detalhar, mas é tão básico que vale observar. Um exemplo é o capacete, muitas vezes estão velhos e nestes casos é legal renovar. Luvas, jaquetas e botas também precisam ter uma revisão para ver se aguentarão a estrada. Dependendo do estado, considere trocar.

Kit de Primeiros Socorros

Esse é um ponto que acredito ser um pouco de exagero por parte de alguns amigos. Porém eu sempre levo no que chamo de EDC (Every Day Carry - Carga do dia-a-dia, um kit de itens que você carrega para cima e para baixo e sempre está com você) alguns comprimidos como anti-enjoo, anti-alérgicos, anti-acidos e coisas do tipo. Sei que para os mais jovens é possível que seja algo inimaginável, mas acredite, é melhor ter e não precisar que precisar e não ter.

Documentos

Leve cópias digitais e impressas de documentos importantes em locais acessíveis, e originais em locais protegidos. As cópias podem ser usadas para deixar em algum posto de controle, se necessário. Tenha também, se possível, um seguro de viagem que cubra acidentes e emergências médicas.

Peças Extras

Corrente, fusíveis, cabos e velas de ignição. Parece demais? Pode ser o que vai te tirar de um aperto no meio do nada. Mas na real depende de você. Eu particularmente acabo não levando nada. Como rodo mais aqui no Brasil e geralmente em rodovias comuns, quando tenho problema que demandaria uma peça eu simplesmente chamo um guincho.

Acredito que o melhor nestes casos é você entender seus limites na mecânica e se preparar para resolver essas situações. P.ex., tem vários conhecidos que nem óleo trocam, simplesmente se programam onde parar nas cidades e onde comprar o óleo e quando chega no momento levam em um mecânico e solicitam o atendimento. Particularmente esse tipo de serviço gosto eu mesmo de fazer.

Snacks e Água

Garrafas de água e alguns lanchinhos ajudam a manter a energia e são essenciais em momentos de problemas. Se por algum motivo a moto quebrar e estiver sem água pode ser algo bem deprimente. Canso de parar na estrada e socorrer irmãos que não levaram nem água. Sempre levo água em garrafas descartáveis pois nestas situações já deixo uma com a pessoa se ela não tiver nenhuma.

Planejando Paradas e Rotas

Rota planejada é igual a menos perrengues. Use e abuse da tecnologia com Google Maps, Waze e outros aplicativos para lhe ajudar a traçar rotas e prever paradas.

Considere a quantidade máxima de quilómetros que você conseguiria rodar com o tanque cheio e marque paradas estratégicas para descanso, abastecimento e alimentação além das paradas de abastecimento. Cada indivíduo tem que descobrir seu momento. Tive situação de rodar 300 km direto, sem parar, mas minha recomendação é parar a cada 150km no máximo, dessa forma você evita fadiga muscular por falta de movimentação dos pés e membros inferiores.

Reserve com antecedência as hospedagens. Uma dica aqui é sempre tentar fazer reserva antes por telefone. Se você chegou na esquina e visualizou o hotel ligue para ele e negocie, dizem que é mais fácil negociar um desconto se o atendente não estiver vendo você pois quando estiver no hotel ele saberá que você terá menos vontade de subir na moto para rodar atrás de outra opção.

Planeje de 6 a 8 horas por dia, no máximo. O cansaço é inimigo da segurança e particularmente eu sou da bandeira de "rode menos e aproveite mais". A ideia da viagem é explorar, então faça paradas, visite locais e siga confirme seu relógio permite.

Considere rotas secundárias mas cuidado! Elas são mais tranquilas e, muitas vezes, mais bonitas, mas tendem a ser estradas com menos cuidado e manutenção, ou seja, a probabilidade de um pneu furado ou um problema maior aumenta.

Seguro de Viagem e Documentação

Ninguém gosta de burocracia, mas ela é necessária. Faça um seguro que cubra acidentes e problemas mecânicos. É uma segurança extra que vale a pena. Minha sogra já pegou no meu pé falando "pra que viajar se só volta de guincho?". Bem, graças ao seguro o custo e a tranquilidade é bem maior.

Viajar de moto é pura adrenalina e liberdade, mas exige planejamento. Prepare sua moto, organize a bagagem e planeje as paradas. Assim, sua viagem de longa distância será segura e cheia de momentos incríveis para lembrar!

Então, pronto para pegar a estrada? Faça um check-list, verifique tudo duas vezes e vá em frente. A aventura está te esperando!